Nossa promoção imperdível para quem quer abrir uma empresa neste tempo de crise: Fazemos o serviço de abertura de sua empresa totalmente de graça, tendo a empresa apenas de pagar as taxas devidas para o Governo.
Para abrir uma empresa é necessário que você entre em contato com um contador ou escritório de contabilidade de preferencia um contador que seja de sua cidade, sendo assim, você sendo de vitória entre em contato com um Contador em Vitória ES.
Caso deseja tentar abrir sua empresa por conta própria, ainda vamos dar uma ajudinha, logo abaixo confira um passo a passo que separamos para você e entenda os procedimentos legais para abrir uma empresa. Boa sorte! ?
Abrir uma Empresa em Vitória ES – Passo a Passo
Lembrando que vale para qualquer cidade, para início é importante que elabore um contrato social, definindo o ramo, objetivo da empresa, aspectos societários e formação do capital social. Leve o contrato social e os documentos pessoais dos sócios a junta comercial ou ao cartório do registro de pessoas jurídicas.
Para as empresas que se passam ao equivalente a obtenção da certidão de nascimento de uma pessoa física
deve se verificar se a uma outra empresa registrada com o nome pretendido, geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome, existe estados que já oferecem esse serviço pela internet.
Se tudo estiver certo será possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, geralmente necessário os seguinte documentos:
- Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto em três vias
- Cópias autenticada do RG e CPF do titular ou sócios
- Requerimento Padrão (capa da junta comercial), em uma via
- FCN(Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via
- Pagamento de taxar através de DARF
Vale lembrar que os preços e prazos para abertura de empresa variam de estado para estado, para isso o ideal é consultar o site da junta comercial do estado que a empresa estiver localizada, registrada a empresa será entregue ao seu proprietário um número de identificação do registro de empresa o NIRE o mesmo é uma etiqueta ou carimbo feito pela junta comercial ou cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo, com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja de obter o CNPJ, entre no site da receita federal para fazer isso, com o CNPJ cadastrado é preciso ir a prefeitura ao administração regional para receber o alvará de funcionamento.
Alvará de licença
O Alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais, isso pe realizado na prefeitura, na administração regional ou na secretária municipal da fazenda de cada município.
Geralmente são necessários os seguinte documentos:
- Formulário próprio da prefeitura
- Consulta prévia de endereço aprovada
- Cópia do CNPJ
- Cópia do contrato social
- Laudos de órgãos de vistoria quando necessário
Solicitação da inscrição estadual
Depois se dirija a secretária estadual da fazenda, para solicitar a inscrição estadual. Em alguns estados é possível resolver isso pela internet. Atualmente a maioria dos estados, possuem convênio com a receita federal, permitindo obter a inscrição estadual junto com o CNPJ como único cadastro.
A inscrição estadual é necessária para obter a ação na inscrição do ICMS imposto circulação de mercadoria e serviços, em geral a documentação solicitada para o cadastro é:
- DUC (Documento único de cadastro), em três vias
- DCC (Documento complementar de cadastro), em 1 via
- Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original
- Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como por exemplo o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel
- Número do cadastro discal do contador
- Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços
- Certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses)
- Cópia do alvará de funcionamento RG e CPF dos sócios
- Cópia do ato constitutivo
- Cópia do CNPJ
Dirija se há uma agência da previdência social e realize o cadastro de sua empresa.
Contratação de Funcionários?
Para contratar funcionários é preciso arcar com as obrigações trabalhistas. Ainda que seja um único funcionário ou apenas os sócios a empresa precisa está cadastrada na previdência social e pagar os seus respectivos tributos.
Cadastramento da empresa e responsáveis legais
Assim o representante deverá dirigir se a agência de previdência de sua juridição para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsáveis legais, o prazos para cadastramento é de 30 dias apos o inicio das atividades, solicite autorização para emitir as notas ficais na prefeitura e também na secretária estadual de fazenda, se for industria ou comercio, no caso do distrito federal, independe do segmento de atuação da empresa, essa autorização é emitida pela secretaria de fazenda estadual.
Considerações Finais
Pronto com esse passo a passo, sua empresa está pronta para atuar de forma legal, mas para que você economize tempo, entre em contato com a Loureiro Contabilidade, que agilizamos todo o processo para você e ainda GRATUITO!