Como abrir um escritorio de contabilidade?
Como abrir um escritório de contabilidade

Como abrir um escritorio de contabilidade?

Abrir um escritorio de contabilidade é desejo de muitas pessoas, sendo que alguns já entram na faculdade com o intuito de ter seu próprio negócio.

No entanto, existem alguns processos que merecem atenção para garantir que a abertura do seu escritório contábil seja perfeita.

Pensando nisto, nós da empresa Loureiro Contabilidade trouxemos um passo a passo para abrir um escritorio de contabilidade. Além disso, abertura de um negócio com SEBRAE, escritório contábil online, abertura de filial e emissão do certificado digital em Vitória no Espirito Santo. Confira!

Como abrir um escritorio de contabilidade passo a passo

⦁ Planejamento
⦁ Documentação
⦁ Localização
⦁ Mão de obra
⦁ Equipamentos

⦁ Planejamento
O sucesso de um escritório contábil está diretamente associado com um bom planejamento estratégico. Logo, são verificadas algumas questões para saber o público-alvo, segmento do escritório, entre outras.

⦁ Documentação
De acordo com a sua cidade os documentos para abrir um escritorio de contabilidade podem variar.
Mas, de modo geral os documentos solicitados são regularizados pelos seguintes órgãos: Prefeitura da sua cidade, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, além é claro, do Registro no Conselho Regional de Contabilidade.

⦁ Localização
Seu escritório contábil será físico ou online? Caso seja físico é importante escolher uma boa localização, no centro próximo aos comércios e a órgãos.
Não se esqueça de que ele precisa ser de fácil acesso para o seu público-alvo.

⦁ Mão de obra
O primeiro passo para abrir um negócio é pensar grande e, ao mesmo tempo, manter os pés no chão.
Como não é possível fazer tudo sozinho alguns profissionais que podem te ajudar conforme sua estrutura são: assistente contábil, assistente fiscal, secretária e um office boy.

⦁ Equipamentos

Você já sabe a estrutura do escritório e a quantidade de profissionais que irão compor o time, agora é o momento de comprar os materiais.

Dentre eles estão: computador, telefone, impressora (com scanner), caneta, lápis, marcador de texto, entre outros artigos de papelaria.

Como abrir um escritório de contabilidade SEBRAE?

De acordo com o SEBRAE, montar um escritório de contabilidade envolve 6 ideias: Estrutura, Mercado, Apresentação do negócio, Pessoal, Custos e Ponto de atenção.

Como abrir um escritorio de contabilidade como mei?

Em dezembro de 2017, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), anunciou a exclusão de contador MEI. Desse modo, o contador precisa regularizar o escritório de acordo com outra modalidade.

Algumas alternativas são: Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada (Ltda.).

Como abrir um escritorio de contabilidade individual?

O escritório de contabilidade como EI, depende de Requerimento de Empresário na Junta Comercial.
A vantagem da modalidade é que não exige capital social mínimo, mas atenção, pois as responsabilidades da pessoa jurídica são inseridas na pessoa física.

Diante disto, se o seu escritório tiver dívidas elas se estendem ao seu nome como pessoa física, isso mesmo se der baixa na empresa.

Como abrir um escritório de contabilidade online?

Ter um escritório contábil online é uma boa opção, pois, reduz custos e garante maior alcance.
No entanto, a primeira questão é contar com tecnologia avançada, ademais, tenha uma equipe especializada para adaptar o cliente a esta modalidade.

O mais importante depois da estrutura (site, blog, redes sociais, entre outros canais de comunicação), é realizar uma boa divulgação através das estratégias de marketing.

Como realizar uma abertura de filial?

A abertura de filial envolve basicamente os mesmos processos realizados ao abrir um escritorio de contabilidade. Mas, engloba fatores que irão garantir uma filial de sucesso.

O mais importante para abrir uma filial é identificar se o seu escritório possui uma base sólida de clientes, frequentes e fieis ao seu escritório.

Além disso, faz-se necessário saber a verdadeira situação financeira do seu negócio, assim como, os custos da ampliação de filial. Outra questão importante é fazer um planejamento para verificar possíveis problemas futuros.

O que é uma filial?

Podemos definir a filial como a expansão de um negócio, que é a sede da empresa.
Por exemplo, imagine que o seu escritório foi criado em Vitória no Espírito Santo, mas, que você abra uma sede em outra cidade ou estado. Desse modo, a sede em outro local é a filial do seu negócio, isto é, da matriz.

Mas como abrir uma filial?

Depois de fazer um planejamento estratégico é o momento de abordar as questões burocráticas da abertura.
Sendo assim, será necessário ir até à Junta Comercial da sua cidade com alguns documentos, dentre eles estão:

⦁ Requerimento para arquivamento na Junta Comercial do estado;
⦁ Documento para alterar o contrato para abertura de filial;
Ficha de Cadastro Nacional (FCN) conforme cada filial que deseja abrir;
⦁ Comprovantes de pagamento dos serviços que o seu escritório prestou para registrar o comércio.

Abertura de filial em outro estado

Há pouco tempo à abertura de filial em outro estado envolvia um processo burocrático e demorado. Felizmente, no final de 2019 o processo se tornou mais simples e rápido por meio da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 66, DE 6 DE AGOSTO DE 2019.

Antes da instrução normativa era necessário ir até à Junta Comercial da matriz para fazer a alteração contratual, depois, aguardar a aprovação do requerimento.

Após aprovado o empresário precisava ir até à cidade de abertura da filial para fazer o registro. Agora, basta solicitar o pedido na cidade da matriz, e aguardar a liberação para todas as cidades que você deseja abrir uma filial.

Qual a diferença entre franquia e filial?

Franquia – É uma empresa (franqueador) que vende seus direitos (uso e marca) para empreendedores (franqueados). A franquia responde ao franqueador, mas, geralmente não é influenciada pela matriz nas tomadas de decisões.

Filial – Já a filial é a sede da empresa, cuja direção é independente, contudo, é subordinada à matriz.

Como abrir escritorio de contabilidade?

Abrir um escritorio de contabilidade não é uma tarefa complicada, porém, envolve alguns processos burocráticos.
A melhor forma de abrir um negócio é com o auxílio de uma empresa experiente no assunto. Assim, você terá a certeza de que está seguindo corretamente as etapas para ter um escritório contábil de sucesso.

Como funciona a emissão de certificado digital Vitória ES?

O certificado digital é emitido por uma autoridade certificadora, cuja função é demonstrar que o seu negócio está apto. Assim, são verificados os dados do titular para liberar a certificação.

A vantagem do certificado, é que você pode assinar um documento em Vitória no Espírito Santo ou em qualquer outro lugar do mundo. Desse modo, proporcionando maior segurança, agilidade e otimização de tempo.
Certificado digital vitória es

O certificado digital vitória es para o escritório de contabilidade é perfeito para quem deseja economizar tempo, além disso, desburocratiza vários processos, por exemplo:

⦁ Reconhecimento de firma;
⦁ Processos bancários;
⦁ Entrega de documentos através de um motoboy;
⦁ Entre outros.

Certificado digital Vitoria es Serasa

O Serasa realiza o primeiro certificado de forma presencial, logo, possui mais de 800 postos espalhados pelo Brasil.
Quer saber mais sobre como abrir um escritorio de contabilidade em Vitória no ES? Entre em contato conosco, estamos a sua disposição!