O golpe do boleto simples nacional é mais uma fraude que surgiu nos últimos anos. Ele tem o intuito de induzir o contribuinte a realizar o pagamento da taxa mensal para contas de terceiros.
Diante deste novo cenário, é muito importante entender como o golpe do boleto simples nacional funciona e como se prevenir. Desta forma você evita perder dinheiro.
A cada dia que passa a tecnologia avança de maneira muito significativa. Porém também crescem os golpes aplicados de maneira online e mais sofisticados. Assim, muitas pessoas acreditam no que é dito e acabam perdendo dinheiro.
Um desses golpes é o golpe do boleto simples nacional que vem atrapalhando quem utiliza essa modalidade para trabalhar de maneira autônoma.
O simples nacional é um regime de arrecadação destinado a pequenas e microempresas. Com esse sistema o trabalhador paga menos imposto e tem benefícios para sua empresa. Ou seja, são empresas menores e sem grande rendimento mensal.
Por isso, aprender como funciona e como se prevenir do golpe do boleto simples nacional é essencial.
Como acontece o golpe do boleto simples nacional?
Este golpe é bem elaborado e pode facilmente confundir os contribuintes. Ele acontece através da emissão de um boleto bancário que é enviado para a residência do contribuinte.
Na correspondência consta uma guia de pagamento sem código de barras, que pode ser paga apenas através do pix. O documento é bem completo, consta logomarca da Receita Federal e outros detalhes que o tornam mais parecido com o real.
Até mesmo o valor é igual ao que já é arrecadado mensalmente, isso tudo para que o contribuinte não suspeite do documento.
Como remetente, a correspondência tem apenas o nome de Simples Nacional. Mas a principal diferença está no destinatário do pix, que é sempre uma conta pessoal ou apenas com o nome de Simples nacional.
Além disso, o contribuinte pode receber emails com boletos, dizendo ser para o pagamento do simples nacional. Mesmo que o endereço de email tenha o nome desse sistema de pagamento, saiba que ainda pode ser um golpe.
Vale a pena ver também: Golpe Nubank da ligação de compra: conheça e saiba como evitar!
Como se prevenir do golpe do boleto simples nacional?
A primeira dica é bem simples, sempre confira o recebedor do pagamento. Ou seja, se o nome for de qualquer pessoa ou ainda simples nacional, é golpe, não faça o pagamento.
Outra dica é evitar clicar em links suspeitos, manter o antivírus do computador atualizado e também confirmar a fonte que está enviando o documento.
Veja também: Golpe associação de empreendedores falsa envia notificação extrajudicial de pagamento! Saiba como evitar.
Além disso, confira o valor cobrado para certificar que é o mesmo cobrado nos outros meses. Isso já vai te ajudar a desconfiar e detectar possíveis golpes.
Para completar, sempre que tiver alguma dúvida, acesse o site da Receita Federal e baixe o boleto bancário diretamente da fonte. Dessa forma sua segurança será muito maior e você não terá o risco de perder dinheiro com o golpe do boleto simples nacional.
E, nossa equipe também se coloca a total disposição para tirar todas as dúvidas, especialmente sobre a veracidade do boleto e da cobrança. Sua segurança é nossa prioridade. Entre em contato conosco imediatamente se precisar através dos contatos: