Imposto de renda: veja tudo o que precisa saber para não ser pego pelo leão

Imposto de renda: veja tudo o que precisa saber para não ser pego pelo leão

O prazo para entrega do imposto de renda 2020 começa em março desse ano. A data limite é até o dia 30 de abril. Portanto, é preciso que todo contribuinte fique atento quanto à entrega dos documentos necessários junto à Receita Federal.

Muitas pessoas não saber que precisam fazer essa declaração, ficando com débito. Por isso, é muito importante ter o auxílio de um contador. Esse especialista irá te orientar sobre essas questões, não deixando nenhuma pendência em seu nome ou de sua empresa.

Preparamos um post para te falar tudo sobre o imposto de renda. Continue acompanhando e veja todas as informações que necessita saber. Boa leitura!

Quem deve declarar o imposto de renda?

Essa é uma das maiores dúvidas da população. Por falta de conhecimento, a maioria das pessoas fica sem fazer a declaração de imposto de renda, deixando pendências em seu nome.

Veja quem deve fazer a declaração do imposto de renda:

  • Quem obteve ganho de capital sobre alienação de bens de direito no ano da declaração;
  • Aquele que têm uma renda mensal acima de 28,559,70 no ano anterior ou, em média, 1.903,98 mês;
  • Que teve bens no ano passado acima de 300 mil;
  • Quem fez investimento na Bolsa de Valores também deve declarar o imposto de renda;
  • O estrangeiro que se tornou residente no Brasil até o dia 31 de dezembro de 2019;
  • Aqueles que tiveram seu rendimento tributável acima de 40 mil;
  • Pessoas que contribuem do setor rural que queiram compensar seus prejuízos e perdas nos anos que se passaram;
  • Pessoa que mora na área rural e que queira compensar seus prejuízos.

Se você percebeu que se encaixa em pelo menos uma dessas situações, é necessário declarar o seu imposto de renda.

Como realizar essa declaração de imposto de renda?

A forma mais simples e rápida de fazer a sua declaração de imposto de renda é contando com o auxílio de um contador. Ele orientará você sobre quais documentos são necessários para realizar essa obrigação junto à Receita Federal.

Existem detalhes que necessitam de conhecimentos técnicos. Portanto, somente um profissional especializado terá condições para realizar.

Além disso, ter o apoio de um contador fará você ficar despreocupado com essa obrigação. Portanto, saberá que realizará essa declaração de imposto de renda, sem o risco de esquecer datas ou prazos.

É preciso estar sempre atento às atualizações e mudanças de normas junto ao órgão responsável por essa declaração. Porém, a rotina nem sempre deixa você dar essa devida atenção.

No entanto, o contador irá te ajudar nessa questão. Além de reunir toda a documentação necessária, vai cumprir com esse dever dentro do prazo estabelecido por lei. Portanto, você não ficará com nenhum tipo de pendência. Seja em seu nome ou da sua empresa.

Evite passar do prazo para declarar seu imposto de renda. Ou ainda, que a sua documentação fique retida por inconsistência.

Conte com a ajuda de um profissional para realizar o seu imposto de renda!
Loureiro contabilidade pode ajudar!

Dúvidas? Deixe seu comentário.