O possível aumento da carga do Porto de Vitória

O possível aumento da carga do Porto de Vitória

Há 20 anos existe uma promessa de aumento da carga do Porto de Vitória. No entanto, em 2017 a obra de dragagem e derrocagem foi entregue, mas até os dias de hoje não houve ampliação dessa capacidade no local.

Essa era a maior promessa de aumento de produtividade no setor econômico capixaba. Porém, depois de três anos não se vê grandes mudanças na carga e descarga desse Porto.

Para você entender melhor sobre o tema aumento da carga do Porto de Vitória, preparamos esse post. Continue acompanhando e entenda mais sobre essa obra duradoura e uma promessa que tem custado a sair do papel. Boa leitura.

Entenda mais sobre o aumento de carga do Porto de Vitória

A Companhia Docas do Espírito Santo, Codesa, foi a responsável por administrar essa obra. Portanto, aumentaram a profundidade do calado de 10 para 12,50 metros. Esse projeto foi concluído em outubro de 2017 e o seu custo ficou em torno de R$120 milhões aos cofres públicos.

No entanto, mesmo que haja a possibilidade do aumento de carga do Porto de Vitória, ainda é necessária a sinalização adequada da Baía de Vitória. Afinal, somente assim navios de maior porte poderão descarregar no local.

Porém, quase três anos após a finalização da obra é que os testes de entrada e saída de navios maiores começarão. Ao todo são 20 experimentos, sendo 10 de entrada e de saída.

A previsão é que esses testes durem, aproximadamente, cinco meses. Portanto, até o final desse ano haja o aumento de carga nesse Porto. Mas após a conclusão dos processos, todas as mudanças deverão ser homologadas para que o local intensifique a sua movimentação.

Com a possibilidade de aumento de carga, os navios poderão entrar e sair mais carregados. Estima-se que o limite é de até 30 mil toneladas, mas depois da mudança pode chegar a até 70 mil.

Melhorias para o Porto de Vitória

De acordo com o governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, o maior desafio desse projeto é a logística. Segundo ele, é fundamental o estado ter um porto especializado em transporte de cargas gerais. Ou seja, contêineres.

O aumento de carga no Porto de Vitória está quase licenciado. Portanto, esse projeto é um investimento de alta importância para o estado do Espírito Santo. Afinal, há previsão de melhorias na economia local e, ainda, nacional. Isso porque muitas encomendas de outros estados chegam nesse Porto. Por exemplo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Como você viu, o aumento de carga do Porto de Vitória ainda pode demorar mais alguns meses. Afinal, mesmo depois da obra concluída, ela ainda precisa passar por testes.

No entanto, a previsão é que até o final desse ano essa entrada e saída de navios maiores comecem a acontecer de fato. Uma melhoria significativa para as relações econômicas do estado.

Até lá, é torcer para que os processos para o aumento de carga do Porto de Vitória tenham início o quanto antes.

Deixe o seu comentário

Fechar Menu