Porque Empreender na Grande Vitória?

Recomendação da Loureiro contabilidade “JIVOCHAT”
Benefícios Fiscais para Empresas no Espírito Santo

A Grande Vitória – região que inclui Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória – tem se mostrado como uma importante oportunidade para empreendedores alavancarem seus negócios.

Isso se deve especialmente ao recente programa de incentivo lançado no Palácio Anchieta, em Vitória, denominado Sinapse da Inovação.

A ideia é oferecer recursos financeiros e possibilitar capacitação para aqueles que desejam tirar as ideias do papel e transformar o sonho do primeiro negócio em realidade.

Em outros Estados, esse programa foi responsável pela geração de centenas de empresas, trazendo desenvolvimento para diferentes regiões, com a criação de empregos e a diversificação da economia.

Por que empreender em Grande Vitória?

Diversos fatores fazem dessa região um local atrativo para o empreendedorismo.Especialmente no que se refere à Vitória, ela se posiciona como uma das capitais com a maior renda per capta do Brasil. Isso significa que lá existe um grande potencial de mercado, com capacidade financeira de consumo, sempre atento a novidades.

Além disso, a região metropolitana mostra-se como um importante polo empresarial e turístico e, dessa forma, todo ano, milhões de pessoas se deslocam para a região, levando seu potencial de consumo.

A origem de toda essa riqueza que atrai o olhar dos investidores mais atentos está, sobremaneira, no petróleo e nas indústrias da região. Até 2018, esperam-se mais de 60 bilhões de investimentos em todo o Estado, apenas no que se refere a atividades ligadas ao petróleo. Isso gerará em torno de 15 mil novos postos de empregos, uma verdadeira injeção de dinheiro na economia local o que será extremamente interessante para os empreendedores da região.

Acredita-se que o pré-sal tornará esse fenômeno ainda maior. O grande potencial produtivo instalado no local ampliará a oferta de empregos. Como consequência, haverá desenvolvimento de infraestrutura e aumento da demanda por serviços especializados. Isso tudo configura-se como um grande atrativo para empreender na região de Grande Vitória.

Além disso, tanto na esfera pública quanto privada, percebeu-se a importância que os investimentos em tecnologia desempenham para o progresso empreendedor da região. Por conta disso, diversas parcerias têm sido articuladas com centros universitários da região, como a Universidade Federal do Espírito Santo, e com aceleradoras de startups. A ideia é justamente desenvolver o potencial de inovação tecnológica que, certamente, trará inúmeros benefícios para o crescimento econômico da área.

Setor de Serviços: uma grande possibilidade de expansão

Por abrigar empresas que compõem setores estratégicos da economia brasileira, a região da Grande Vitória abriga profissionais altamente capacitados cuja renda elevada é extremamente interessante para o setor de serviços. Apenas em Vitória, 75% dos empregos referem-se a esse setor.

Ademais, toda a região mostra-se ainda pouco saturada, quando comparada a outros polos da região Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. Dessa maneira, em um mercado menos competitivo, a chance de um negócio alavancar e gerar faturamento relevante é muito maior. Essa é mais uma razão para que o empreendedorismo na região esteja aquecido como nunca.

Certamente, a alavancagem na oferta de serviços demandará grandes investimentos em infraestrutura básica. Para tanto, a participação das esferas públicas nesse processo de desenvolvimento é fundamental para que o empreendedorismo na região seja sustentável e, mais importante, duradouro.

Seja no setor de serviços, no desenvolvimento industrial ou na inovação tecnológica, a Grande Vitória configura-se como a menina dos olhos para empreendedores que desejam unir todo o potencial da região ao ambiente ainda não tão saturado e competitivo, a combinação perfeita para o sucesso de um negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *