Fazer a declaração de faturamento para MEI 2025 é obrigatório, porém a maioria das pessoas não sabem como realizar o processo. Aprenda como fazer sua declaração de maneira simples e com segurança.
A declaração de faturamento para MEI 2025 é um processo obrigatório que deve ser realizado anualmente por todos os microempreendedores individuais. Essa declaração é feita diretamente à Receita Federal e tem o objetivo de controlar os ganhos e gerar os impostos de acordo com o faturamento de cada empresa.
Ao fazer a declaração de faturamento para MEI 2025 você deve considerar os valores referentes ao ano de 2024. Ou seja, neste processo sempre é considerado o valor referente ao ano anterior ao que está sendo realizada a declaração.
Apesar de parecer complexo, realizar a declaração de faturamento para MEI 2025 é simples, basta ter cuidado com os detalhes.
Importância de realizar a declaração de faturamento para MEI 2025
Como falamos, realizar a declaração de faturamento para MEI 2025 é obrigatório, mas existem diversas vantagens nesse processo.
Para começar, o envio dentro do prazo evita multa que pode variar de R$50,00 a 2% ao mês referente aos tributos não pagos. O envio correto da declaração também garante a regularidade do CNPJ e evita a suspensão.
A declaração de faturamento para MEI 2025 pode ser usada como comprovante de renda para conseguir financiamentos, créditos e empréstimos.
Para completar, a declaração de faturamento para MEI 2025 é usada na solicitação de aposentadoria e de benefícios, como o auxílio doença.
Como fazer declaração de faturamento para MEI 2025?
Para realizar sua declaração de faturamento para MEI 2025 siga os passos abaixo.
- Entre no Portal do Simples Nacional;
- Selecione a opção “Entregar Declaração Anual de Faturamento”;
- Informe os dados solicitados, CNPJ de MEI ou CPF;
- Verifique se todas as informações estão corretas e clique para continuar;
- Selecione o ano-calendário 2024;
- Informe todos os valores recebidos com prestação de serviço ou vendas;
- Responda a pergunta sobre contratação de funcionários durante o ano;
- Confirme as informações para garantir que todas estejam corretas;
- Envie a declaração.
Ao final do envio da declaração de faturamento para MEI 2025 será gerado um comprovante de entrega, guarde esse documento. Ele é a sua segurança caso haja algum problema no processamento dos seus dados.
Veja também: Ordem de restituição do IRPF 2025: veja como vai ocorrer!
Dicas importantes da declaração de faturamento para MEI 2025
A principal dica é ficar atento aos prazos, em 2025 a data limite de envio da declaração de faturamento para MEI 2025 é 31 de maio. Se o envio da declaração for realizado após essa data você pode ter que pagar uma multa de até 2% ao mês.
Mesmo que o seu MEI não tenha faturamento é necessário realizar a declaração de faturamento para MEI 2025. Se o MEI não estiver regularizado pode ser excluído do regime e sofre com cobrança de multas.
Para continuar na categoria de MEI é necessário ter faturamento máximo de R$81.000,00 por ano e ter no máximo um empregado.
Não deixe para realizar sua declaração de faturamento para MEI 2025 nos ultimos dias. Ao fazer com antecedência você tem mais tempo para corrigir erros e realizar o processo com calma. Isso é muito importante para garantir que tudo seja feito corretamente e evita problemas posteriores.