Por conta da insatisfação profissional, é comum que empreendedores busquem por como trocar de contador.
No entanto, o processo para trocar de contador exige cautela, existe a necessidade de profissionalismo e ética para que ambos não se ofendam.
Além disso, trocar de contador exige uma boa pesquisa, lembre-se que seus dados fiscais deverão estar na posse de profissionais, para garantir até mesmo segurança.
Portanto, nós da Loureiro Contabilidade, construímos esse artigo completo, onde citaremos algumas dicas e cuidados importantes no momento de trocar de contador.
Consulte o atual contrato com o contador
A princípio, você não pode simplesmente trocar de contador quando bem entender, com certeza entre você e o profissional em boa parte das vezes existe um contrato, certo?
Pois bem, a primeira coisa a fazer é analisar o seu atual contrato, alguns contadores possuem em seus contratos cláusulas específicas.
Ou seja, antes de trocar de contador, você precisa entender se o seu contrato permite isso. Se você possui um contrato de 2 anos e é cliente a apenas 1 ano as coisas ficam complicadas.
A princípio. você poderá pagar uma multa por romper o contrato antes do previsto, é muito importante ter atenção em todo documento que assina.
Em resumo você pode sim trocar de contador, mas para isso precisa estar atento às cláusulas de seu contrato.
Buscando um novo contador
A busca por um novo contador é um processo árduo, infelizmente a mão de obra no setor de contabilidade está cada vez mais desqualificada.
Ou seja, existem muitos profissionais sem conhecimento no setor contábil, na verdade muitos escritórios de contabilidade nomeiam pessoas sem graduação em contabilidade como contadores.
Isso acontece porque alguns escritórios de contabilidade não querem pagar um salário de contador, por isso contratam qualquer um e os ensinam o básico do básico.
Desse modo, os profissionais assumem cargos no qual não possuem competência técnica para executá-los, confira os próximos tópicos para escolher seu novo contador.
Por esse motivo, que aqui na Loureiro Contabilidade, sempre procuramos por profissionais de na área contábil realmente certificados e com especializações.
Se você está buscando um contador, entre em contato agora conosco pelos contatos:
Como escolher seu novo contador
A princípio, o mínimo que uma pessoa precisa para atuar como contador é a graduação em contabilidade e o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Ou seja, se o profissional que você pretende contratar não possui os dois requisitos acima você já pode descartá-lo.
Além da certificação você precisa analisar alguns itens como sigilo, comunicação, bom atendimento e conhecimento tecnológico.
Embora os contadores não precisem saber tudo sobre informática, os mesmos precisam saber pelo menos o básico.
Em tempos atuais a maioria dos processos fiscais ocorrem no modo online, sendo assim, o contador precisa estar atualizado sobre o mundo tecnológico.
Por fim, com essas dicas você com certeza vai conseguir entender como trocar de contador sem dores de cabeça.
Notifique seu atual contador
Agora que você tem um novo contador, chegou a hora de você notificar seu atual contador que encerra as relações comerciais com ele.
Ou seja, você não vai mais continuar sendo cliente do seu contador, para fazer isso tenha ética profissional, avise por voz e depois oficialize através de um documento.
Seu contador pode questionar sua decisão, porém você não possui uma necessidade específica de justificar.
Se você quiser deixar claro o porquê pretende trocar de contador não tem problemas, mas saiba que você não é obrigado a justificar seu ato.
Agindo com respeito e profissionalismo seu contador com certeza entenderá, mais uma vez recomendamos agir de maneira ética e profissional.
Iniciando o trabalho com seu novo contador
Agora que você escolheu o seu novo contador e rompeu os laços comerciais com seu antigo contador, chega a hora de você reiniciar os trabalhos.
A princípio a primeira coisa a se fazer é não exigir fidelidade, ou seja, se você quiser trocar de contador novamente você não precisará pagar nenhuma multa ou taxa.
Após elaborar toda a comunicação entre sua empresa e o novo contador inicie suas atividades, o primeiro passo é dar acesso às informações bancárias.
Atualmente uma boa parte dos contadores possuem acesso ao seu financeiro, por isso não se assuste caso o contador peça isso.
Além disso, você precisa entregar cópias de todos os documentos do seu antigo contador para o seu novo contador.
Cobre do seu contador
Seu contador não é seu funcionário, mas sim seu prestador de serviços, desse modo, você tem todo direito de cobrar qualidade no serviço prestado.
Declarar notas e fazer o recolhimento dos impostos são coisas que você deve cobrar do seu contador, caso ele não faça isso você terá problemas tributários.
Ou seja, não deixe o seu contador de braços cruzados, por isso mencionamos que um bom contador possui sempre uma boa comunicação, assim você dois estarão sempre atualizados sobre o trabalho.
Em resumo, se você está pagando, você deve cobrar um serviço prestado pelo seu contador.
Conclusão
A busca por como trocar de contador continua sendo grande no Brasil, muitos empreendedores não estão completamente satisfeitos com os serviços prestados.
Sendo assim, ao buscar por como trocar de contador considere todas as dicas aqui do nosso artigo.