Muito se fala sobre a alta do dólar nos últimos dias, mas você sabe exatamente em que ponto ela pode afetar a economia brasileira e mundial como um todo? O porque essa alta é tão importante de ser acompanhada?
De forma geral, boa parte da economia mundial é circulada através da moeda dólar, onde o seu crescimento ou a sua baixa, podem impactar diretamente a economia mundial, afetando uma série de setores.
Veja a seguir qual a influência negativa e positiva que a alta do dólar pode trazer para a economia mundial, especialmente no cenário brasileiro.
Pontos positivos da alta do dólar
Poucas pessoas sabem, mas em diversos pontos, a alta do dólar pode trazer alguns benefícios positivos ao mundo, especialmente países como o Brasil.
Alguns benefícios positivos da alta do dólar que podemos citar:
Aumento na competitividade das exportações:
Com o aumento no valor do dólar, os produtos brasileiros se tornam mais baratos no mercado internacional, ponto que incentiva positivamente a exportação para outros países, especialmente aqueles com economia dolarizada.
Setores que podemos citar como grandes beneficiados nesse processo são: agronegócio, mineração e indústria de base.
Entrada de recursos via turismo internacional:
O dólar em alta no Brasil, significa que a moeda brasileira está menos valorizada no exterior, o que de alguma forma, incentiva o turismo internacional no país.
Isso porque, com o dólar, os turistas conseguem ter um poder de compra muito maior, estimulando o turismo estrangeiro.
Mais atratividade para investimentos externos:
Investidores estrangeiros podem ver oportunidades no Brasil, especialmente em setores que exportam, gerando, assim, um aumento nos investimentos internos.
Pontos negativos da alta do dólar
Assim como os pontos positivos, existem uma série de pontos negativos da alta do dólar que podem afetar negativamente a economia brasileira, sendo algo prejudicial e até mesmo preocupante.
Alguns dos pontos negativos que podemos citar, são:
Aumento no custo de importações:
Ao contrário das exportações, as importações se tornam muito mais caras em todo o território nacional.
Assim, insumos, produtos e muitos outros, acabam ficando mais caros no Brasil, podendo gerar até mesmo inflação, já que empresas repassam o aumento dos custos aos consumidores.
Inflação
Um dólar alto encarece bens e serviços dolarizados como gasolina, trigo e itens de consumo global, afetando o custo de vida da população.
Ou seja, os brasileiros, especialmente os consumidores, são os principais e mais afetados, sentindo de imediato a alta nos preços e problemas econômicos.
Aumento do endividamento em dólar
Empresas que têm dívidas em dólar e até mesmo o Governo Federal, que também possui endividamento cotado em dólar, sofrem com um aumento considerável, devido ao valor da moeda.
Assim, dívidas que estavam em X dólares, podem aumentar em porcentagem significativas.
Redução do poder de compra para viagens internacionais
Brasileiros que desejam fazer viagens internacionais, especialmente para países dolarizados, acabam tendo o seu poder de compra reduzido devido a desvalorização da moeda brasileira.
Impacto geral na economia com a alta do dólar
No contexto brasileiro, a inflação é uma preocupação constante, onde a alta do dólar pode trazer mais malefícios do que benefícios para a economia.
No geral, apenas alguns setores são beneficiados com essa alta, sendo eles:
- Exportadores
- Turismo receptivo
- E empresas ligadas a commodities.
Portanto, acompanhar e ver formas de manter um dólar estável é uma preocupação que deve ser levada sempre de forma ativa, a fim de que todos os setores possam ser beneficiados.