CPF bloqueado ou suspenso: entenda os motivos que podem levar a isso acontecer!

You are currently viewing CPF bloqueado ou suspenso: entenda os motivos que podem levar a isso acontecer!
Fonte: Serasa

Você está com o seu CPF bloqueado ou suspenso? Vários motivos podem ter levado você a ter esse problema.

Até porque, sabemos que o CPF está dentre os dados mais importantes de uma pessoa física, onde estar com ele bloqueado ou suspenso, vai lhe privar de realizar inúmeras coisas.

Por exemplo, com o CPF bloqueado ou suspenso você não consegue mais abrir e movimentar conta em banco, realizar empréstimos, financiamentos, gerar passaporte, solicitar crédito, comprar ou vender imóveis e outros.

Ou seja, você fica praticamente todo bloqueado de realizar diversas atividades financeiras e até mesmo públicas.

No entanto, entendendo o motivo que levou a isso, e sabendo a quem recorrer nesse tipo de situação vai te ajudar a sair desse problema.

Portanto, nós da Loureiro Contabilidade construímos um conteúdo completo onde citamos todos os motivos que podem levar a ter um CPF bloqueado ou suspenso.

Porque você teve o CPF bloqueado ou suspenso?

Antes de entender a fundo os motivos que levaram um CPF bloqueado ou suspenso, é preciso conhecer o porquê isso acontece.

Isso porque, para a maioria das pessoas, um CPF só pode ser “desativado” no momento em que ocorre o óbito daquela pessoa.

No entanto, saiba que esse é apenas um dos motivos que levam a esse acontecimento.

Atualmente, o CPF é gerenciado diretamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, sendo um código que armazena dados e informações das pessoas físicas do país.

Dessa forma, durante esse acompanhamento, eles podem perceber quando aquela pessoa não está em dia com os acertos de contas, possui informações incorretas no cadastro e inúmeras outras coisas.

Sendo assim, como uma forma de forçar você a regular tais informações ou acertar as contas necessárias é feito o bloqueio do CPF.

Assim, a pessoa física acaba sendo forçada a procurar o órgão para realizar toda a regulamentação, uma vez que com o CPF bloqueado ou suspenso ele fica travado para fazer diversas coisas essenciais.

Por fim, após realizar a solicitação de regulamentação, o órgão já faz a “liberação” do CPF, permitindo que ele seja usado de forma comum.

Motivos para estar com o CPF bloqueado/suspenso

Agora que você sabe o que é porque um CPF é bloqueado ou suspenso, vale conhecer os motivos que levaram a isso.

Até porque, só conhecendo os motivos você consegue buscar o órgão para regulamentar, e assim deixar tudo em ordem.

Irregularidade

O primeiro e principal que pode ter levado você a ter seu CPF bloqueado ou suspenso é a irregularidade, principalmente em relação à parte fiscal.

Na maioria dos casos o contribuinte não fez as declarações de imposto de renda corretamente ou de forma nenhuma, o que levou a tal bloqueio.

Nesses casos, o recomendado é procurar por uma empresa de contabilidade de relevância para realizar os cálculos adequados e lhe ajudar nesse processo, fazendo todas as declarações e assim saindo desse problema.

Informação de cadastro errada ou inconsistente

Você precisa saber que principalmente quando há informações sem nexo ou inconsistentes, a Receita Federal faz a suspensão direta do CPF.

Geralmente isso acontece principalmente quando se tem dados cruzados ou desatualizados perante ao órgão.

Por fim, você geralmente pode resolver esse problema de forma simples, com o desbloqueio do CPF em até 72 horas.

Cancelamento

Por mais que seja pouco frequente, saiba que um dos motivos que podem levar você a ter o seu CPF bloqueado ou suspenso é o cancelamento dele.

Dessa forma, nos dias de hoje esse tipo de coisa ocorre quando uma mesma pessoa possui 2 CPFs, que pode ocorrer por erro ou até mesmo por falsa identidade, fraude e outros.

Se você tiver o seu CPF cancelado é preciso geralmente provar que você foi vítima de tal acontecimento.

Através da análise de documentos e a comprovação de erro ou problemas judiciais, o CPF poderá ser liberado novamente.

Morte

Por fim, mas não menos importante, ao confirmar o óbito, o CPF é automaticamente cancelado perante a Receita Federal.

Assim, a partir do momento em que for confirmado o óbito por parte dos cartórios de registro cívil, o órgão já é informado e automaticamente cancela aquele código.

Dessa forma, não é à toa que você tem um CPF único e totalmente seu, sendo algo intransferível, ou seja, que só se encerra com a sua morte.

Como resolver a situação do meu CPF?

Se você teve o seu CPF bloqueado ou cancelado, a melhor alternativa ainda é buscar por uma empresa especializada que lhe forneça todos os próximos passos.

Primeiramente, o indicado é sempre procurar a Receita Federal para consultar os motivos que podem ter levado a isso.

Você pode fazer todo esse processo diretamente pelo site da Receita Federal, que fornece a situação do seu CPF na atualidade.

Após comprovado o bloqueio ou suspensão, a melhor alternativa é buscar resolver a situação, onde uma empresa de contabilidade pode lhe ajudar nisso.

Nós da Loureiro Contabilidade possuímos os melhores profissionais do mercado para os mais diversos assuntos, incluindo advogados, contadores e inúmeros outros.

Ou seja, você poderá resolver a situação do seu CPF bloqueado ou suspenso agora mesmo e sem dor de cabeça.

Entre em contato conosco agora mesmo e obtenha a normalização do seu CPF novamente!

contato@loureirocontabilidade.com