A tecnologia, sem dúvidas, trouxe vários benefícios para o mundo em geral. Contudo, nem tudo são rosas, uma vez que ela também trouxe alguns malefícios, como os golpes digitais. Atualmente, o golpe de Decore está na moda, e está assombrando MEIs e Profissionais de contabilidade.
Você pode ser vitima do Golpe Decore, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), realizado hoje principalmente por meio de plataformas digitais, como o WhatsApp ou até SMS.
Nesse sentido, se você não conhece, o golpista se passa por um banco, informando ao destinatário a disponibilidade de crédito.
No entanto, na realidade, a intensão principal é a aplicar o golpe em quem está do outro lado, para tirar proveitos.
Por fim, para você entender melhor, falaremos a seguir tudo sobre o golpe De Decore, como ele funciona, e principalmente, como faz para evitar.
O golpe de DECORE
O golpe de DECORE é aplicado por SMS ou WhatsApp, onde nesse caso, os golpistas se passam por bancos e informam a suposta disponibilidade de crédito para o empreendedor, focado principalmente em pessoas do tipo MEI (Microempreendedor Individual).
Na mensagem enviada pelos criminosos, está escrito que há crédito disponível, contudo, para a obtenção de valores, é preciso que haja uma apresentação da DECORE registrada.
Desse modo, os golpistas indicam um escritório de contabilidade, que já está alinhado com eles para a realização do golpe, e pedem para emitir a DECORE.
Quando se comunicam com o escritório ou profissional de contabilidade indicado, eles solicitam o encaminhamento de documentos, como CPF, RG, comprovante de endereço, entre outros.
Depois disso, a vítima recebeu um documento informando um valor superestimado de rendimentos mensais que proporcionam a liberação de crédito.
Você como vítima, vai precisar fazer uma transferência geralmente via PIX. Até porque, será uma alternativa mais rápida e de fácil saque.
No entanto, após isso, você pode entrar em contato até com a “instituição” que prometeu liberar o crédito, e eles não vão atender.
Além disso, o mesmo ocorre com o suposto escritório de contabilidade que emitiu a falsa decore registrada.
No fim das contas, o MEI que foi atingido pelo golpe, fica sem a declaração e sem seu crédito proposto, com os seus dados e pagamento na mão dos criminosos, que usam isso para tirar proveitos.
Por fim, o foco desse grupo de golpistas hoje é principalmente tirar proveitos financeiros, se aproveitando da situação.
Esse golpe se tornou ainda mais comum nos últimos tempos, considerando principalmente o período de pandemia, onde muitos empreendedores e empresários, precisaram retirar crédito.
Como evitar esse golpe?
Antes de qualquer coisa, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que o escritório que o golpe de Decore utiliza é mesmo real, entretanto, na maioria dos casos, eles usam o nome da empresa, contador ou do técnico em contabilidade, mas tudo sem conhecimento dos proprietários.
Se a vítima estiver com os dados do escritório de contabilidade ou do profissional que o criminoso indicou, ela deve fazer uma denúncia no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado.
O CFC indica que as vítimas falem os fatos bem detalhadamente, fornecendo documentos e registros que possam embasar a denúncia realizada.
Além disso, a vítima deverá registrar a ocorrência na Polícia Civil e realizar uma denúncia ao Ministério Público para que os órgãos de investigação saibam do fato e possam tomar as providências necessárias contra os golpistas.
Ainda vale citar também, que se deve ficar atento a créditos liberados de uma hora para outra, e recebimento principalmente via WhatsApp.
Assim, antes de fornecer informações, vale puxar o histórico do local de contabilidade, como também dos envolvidos no processo.
Por fim, infelizmente, todo cuidado é pouco, e você precisa ficar atento a esses detalhes para evitar que caia no golpe, principalmente se é MEI.
Emissão de Decore
O Conselho Federal de Contabilidade salientou que a DECORE é emitida por um sistema próprio do Conselho, e, desse modo, ela deve ser assinada obrigatoriamente com o certificado digital pelo profissional da contabilidade, que é o único habilitado para essa ação.
Quando for contratar um técnico ou contador, consulte se ele possui registro e se está com a situação ativa.
Por fim, a assinatura por certificação digital do profissional da contabilidade pode ser confirmada e verificada neste link.
Escritórios de contabilidade em alerta com o golpe de decore
Não são somente os clientes que estão preocupados com o golpe de decore. Contadores do país todo estão preocupados com o golpe.
José Aparecido Maion, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), alertou as pessoas para que verifiquem se o escritório de contabilidade pelos golpistas emitam o Decore e verifiquem se ele realmente existe.
Contudo, a simples checagem não anula o risco de estar sendo vítima de golpe. Desse modo, o cuidado deve ser redobrado, pois os golpistas utilizam até mesmo nome de escritórios confiáveis que realmente existem.
Então, sempre cheque com as instituições, seja banco ou escritório de contabilidade, sempre pelas vistas oficiais.
Maion também diz para as pessoas perceberem indícios de golpes, para, desse modo, enviarem suas denúncias aos conselhos de contabilidade. Enfim, agir como os golpistas agem é essencial.
Considerações finais
Enfim, todo cuidado é pouco em casos de golpes. O golpe de Decore é só mais uns dos golpes que surgirão futuramente.
Ações precipitadas, na emoção do momento, são um prato cheio para os golpistas. Sempre pense, reflita sobre o que está fazendo e, acima de tudo, seja humilde, pois qualquer um pode cair em um golpe.
Nós da Loureiro Contabilidade, sempre procuramos trazer o máximo de segurança para nós e nossos clientes parceiros.
Todo e qualquer tipo de relação que vise o proveito é repugnada e está fora dos nossos padrões éticos e morais.
São mais de 20 anos agindo na legalidade, e trazendo o máximo de segurança para nós e nossos clientes.