A contabilidade para franquias abrange, de forma geral, o controle das finanças de uma empresa, assim como a administração das receitas, despesas, impostos, e muitas outras obrigações contábeis. Nesse modelo de contabilidade, tanto o franqueador como o franqueado têm suas necessidades financeiras gerenciadas.
Parece fácil, porém, ser responsável pela contabilidade de grandes franquias requer uma maior atenção em detalhes específicos, além das legislações societária, fiscal e contábil que a franquia precisa seguir corretamente. Incluindo tudo isso, o franqueado também deve prestar conta sobre a sua rentabilidade para a franqueadora.
Além disso, a franquia precisa responder a todas as determinações impostas na Lei das Franquias, onde são estabelecidos os deveres e obrigações dos indivíduos implicados no franchising.
Lá está prescrito que a marca cederá seus direitos ao franqueado, e que ele será o dono da sua unidade, podendo comercializar produtos e serviços, mas que isso não o torna funcionário da franqueadora. Entretanto, também não se torna dono de parte da marca só pelo fato de ter comprado a unidade.
Também determina que o proprietário da franquia tem total direito de gerenciar a empresa do modo que achar melhor, aplicando seus próprios métodos nos diversos setores dentro da unidade, como por exemplo, controle de estoque, acompanhamento de funcionários e outros.
Contudo, entende-se que a contabilidade para franquias está relacionada não só com a gestão financeira da franqueadora e do franqueado, mas também com o auxílio em toda a parte burocrática, cumprimento de contratos e na prestação de contas.
Porque a contabilidade é importante na sua franquia?
O processo de contabilidade para franquias tem a função primordial de garantir a saúde financeira de ambos os envolvidos nesse negócio, o franqueador e o franqueado. De maneira geral, a parte contábil de uma franquia é responsável pela gestão de todo dinheiro gerado na empresa, do cumprimento das obrigações estabelecidas, e garante que seja um negócio lucrativo.
Dentro do contrato de franquia precisa haver o pagamento de royalties e outras taxas específicas, que dão ao franqueado o direito de usar a marca com todo suporte necessário. Essas obrigações financeiras possuem prazos de pagamento, e a parte contábil tem a responsabilidade de assegurar que tudo seja feito dentro do período correto, evitando conflitos com a marca.
Além disso, esse recurso também auxilia o franqueado a inspecionar tudo relacionado a receita e despesa, possibilitando ao dono entender quais são seus lucros e custos operacionais. Para garantir a lucratividade em uma empresa isso é indispensável, pois permite identificar onde podem estar ocorrendo possíveis desperdícios.
Por conta de despesas fixas como taxas, royalties, salários, compras e aluguel, por exemplo, uma boa gestão do fluxo de caixa é ideal para manter o controle entre receitas e despesas, e garantir que a franquia sempre tenha o suficiente para cumprir com as obrigações financeiras regulares.
É válido lembrar que a contabilidade para franquias também oferece toda assistência fiscal e trabalhista, incluindo o pagamento de impostos, regularização de funcionários, emissão de notas fiscais, dentre outras obrigações.
Precisa de ajuda contábil? Conte conosco!
Se você está precisando de um time de contabilidade qualificado, com experiência e um enorme profissionalismo, te oferecendo todo apoio nas suas demandas contábil diárias, não deixe de contar com a Loureiro Contabilidade.
Com mais de 20 anos no mercado e com clientes dos mais variados ramos de atividades, estamos prontos para lhe auxiliar nos mais diversos assuntos contábeis, deixando a sua franquia com tudo em dia.
Entre em contato e fale agora mesmo com um de nossos especialistas: