Desenvolvemos um guia completo sobre impostos para pequenas empresas que vai te ajudar a organizar as finanças da sua empresa.
Mesmo sendo uma empresa de pequeno porte, existem diversos tipos de impostos que precisam ser pagos. E por se tratar de tipos diferentes, o novo empreendedor pode se confundir quanto aos tributos.
Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre impostos para pequenas empresas. Assim você não vai mais se confundir em meio a tantos pagamentos que são necessários ao longo do ano.
Impostos Municipais
Dentro da lista de impostos apenas o imposto sobre serviços é municipal, ou seja, uma cobrança da cidade. O pagamento é mensal e varia de acordo com o valor arrecadado sobre cada serviço ou produto comercializado.
Impostos Estaduais
Na esfera estadual temos o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Ele é destinado a produtos que passam por transporte intermunicipal ou interestadual. O pagamento também é mensal e pode variar de acordo com o preço da mercadoria.
Leia também: Compete ES para indústria: entenda as vantagens e como funciona
Impostos Federais
Os principais tributos presentes no guia completo sobre impostos para pequenas empresas são federais. Por isso criamos uma lista.
Imposto de renda pessoa jurídica
Imposto cobrado de acordo com a forma de apuração desejada, pode ser cobrado trimestralmente ou anualmente.
Contribuição social sobre lucro líquido
O tributo cobrado para o financiamento da seguridade social, é calculado de acordo com o lucro líquido ajustado. É uma cobrança trimestral ou anual.
Programa de integração social
Essa contribuição tem o objetivo de financiar a seguridade social e alguns programas de desenvolvimento social. Possui cobrança mensal.
Imposto sobre produtos industrializados
Imposto cobrado sobre todos os produtos industrializados, é cobrado tanto dos fabricantes quanto dos importadores. Não possui periodicidade definida de cobrança.
Veja também: Tabela simples nacional 2024: todos os anexos e alíquotas!
Dicas para controlar o pagamento de impostos para pequenas empresas
O gerenciamento das finanças de uma empresa, mesmo de pequeno porte, é algo muito complexo. Por isso, além de um guia completo sobre impostos para pequenas empresas, separamos algumas dicas.
Mantenha toda a documentação da sua empresa organizada e dentro da validade. Tenha anotado datas de revalidação de alvará, contratos de aluguel ou qualquer outro contrato que exige renovação.
Além disso, crie um planejamento tributário para conseguir se lembrar de todos os pagamentos que precisam ser realizados ao longo do ano. Assim, você evita multas e problemas burocráticos.
É importante também, sempre buscar novas informações para se manter atualizado. Se possível, inclusive, contrate um profissional contador para te ajudar a entender melhor sobre os impostos relacionados a pequenas empresas. O especialista vai conseguir prever pagamentos e mostrar quando é o melhor momento para quitar as taxas.
Inclusive, para saber mais sobre os impostos para pequenas empresas e como garantir que a sua empresa de mantenha sempre em dia, entre em contato conosco da Loureiro Contabilidade e fale agora mesmo um especialista.
Somos uma empresa de contabilidade a mais de 20 anos no mercado com forte experiência no ramo empresarial, ajudando que você consiga desfrutar de alíquotas reduzidas e sempre se manter em dia em relação todos os impostos.