Moeda DREX: O que é e como vai funcionar a nova moeda digital do Brasil?

No momento, você está visualizando Moeda DREX: O que é e como vai funcionar a nova moeda digital do Brasil?
A moeda DREX é a nova moeda digital brasileira,  prometendo trazer uma mudança direta no mercado financeiro. Fonte: Pixabay

A moeda DREX é a nova moeda digital brasileira,  prometendo trazer uma mudança direta no mercado financeiro. As letras da sua sigla significam real, digital, eletrônico e conexão. Ela é um novo conceito das moedas e cédulas que já existem, mas com o benefício de poder ser operada de forma eletrônica.

Inicialmente, conforme divulgado, a nova moeda foi planejada pelo Banco Central do Brasil e também será emitida apenas por ele. Para utilizá-la você precisará de um banco atuando intermediário financeiro, onde o mesmo irá transferir o dinheiro da sua conta diretamente para a carteira digital Drex.

Essa inovação tecnológica tem como objetivo possibilitar transações financeiras mais seguras, implementando contratos inteligentes e programação de pagamentos automáticos, obtendo assim um maior controle sobre essas transferências e evitando fraudes. 

Vale lembrar que, ela não é uma criptomoeda e o seu valor será sempre correspondente ao do real brasileiro, ou seja, 1 Drex equivale a 1 real, isso porque ela é a representação digital da moeda oficial do Brasil. 

Além disso, apesar de ser bastante semelhante com o pix, a moeda DREX possui seus diferenciais em relação a segurança, praticidade, custos e outros. Entenda a seguir quais são os benefícios dessa nova moeda. 

Quais as vantagens da DREX? 

Nessa nova modalidade digital, processos como transferências poderão acontecer de forma instantânea, durante 24 horas e todos os dias, além da possibilidade de agendar pagamentos automáticos. 

Inclusive, toda transação feita dentro da carteira digital contará com segurança e rastreamento exclusivo, feito diretamente pelo Banco Central, com o uso de tecnologias de criptografia para proteger as transações. 

Além disso, também há o uso dos contratos inteligentes, que garantem que as transações sejam realizadas de forma eficiente, finalizando a operação somente quando todas as condições são atendidas, principalmente em financiamento de imóveis e aluguéis, ou compras de automóveis. 

Plataforma Drex
Funcionamento da moeda DREX. Fonte: Banco Central do Brasil

Com a tecnologia blockchain implementada na moeda Drex, não é necessário o uso de intermediários, como bancos, o que reduz bastante o custo de taxas bancárias, de intermediação e custos de processamento. 

A tecnologia utilizada, responsável pela eficiência e baixo custo das transações, também garante que essas transferências sejam mais resistentes contra fraudes e hackers, tornando-as mais seguras. 

Por fim, além de impactar a sociedade, instituições financeiras e empresas, essa nova moeda também representa um grande passo para o sistema financeiro do País, já que o tornará mais eficiente e competitivo. 

Veja também: Salários mínimos de 1995 a 2024: lista completa e atualizada

Essa nova moeda vai substituir o Real? 

O objetivo da moeda DREX não é substituir o real, mas sim, coexistir com ele, já que o drex é a versão digital das moedas e cédulas usadas diariamente. 

A moeda terá o intuito de complementar e modernizar o sistema financeiro do país, oferecendo às pessoas uma forma mais tecnológica de fazer operações bancárias. 

Inclusive, nem toda a população tem acesso constantemente a internet, por isso, o dinheiro físico sempre será necessário em algumas situações. 

O futuro lançamento da moeda DREX não servirá para a modernização completa do sistema financeiro e eliminação do dinheiro físico, e sim para se tornar mais uma opção de pagamento, assim como cartão de crédito e pix.