Quer aprender como registrar uma marca e patente? Neste texto vamos te ensinar como conseguir realizar o processo de maneira mais simples e rápida.
O registro de patentes e marcas é muito importante para evitar cópias do seu produto ou empresa. Ao registrar uma patente você tem a posse daquele nome ou da criação de determinado produto, evitando que terceiros possam utilizar o mesmo nome ou logomarca.
Através desse registro, fica estabelecido por lei que apenas você pode usar o nome, a logomarca ou qualquer outro tipo de imagem vinculado a empresa e que esteja devidamente registrado.
Atualmente, esse registro é uma segurança para evitar fraudes e ganhos de terceiros sobre o nome da sua empresa.
Por fim, veja a seguir todos os detalhes de como registrar uma marca e garanta uma maior segurança para o seu negócio.
Faça uma pesquisa
O primeiro passo para registrar sua patente é pesquisar se o nome escolhido ou produto não possui registro em nome de outra pessoa. Para isso, você pode pesquisar na internet ou entrar em contato com o INPI (Instituto Nacional de Patentes Industriais).
Dessa forma você evita problemas durante o processo de como registrar uma marca e patente. Se certificar de que não há nenhum registro facilita a aceitação do seu pedido junto ao instituto responsável.
Algumas variações pequenas de nome podem não ser aceitas por ter uma similaridade muito grande com outros registros. Então, pesquise por outras opções próximas que possam atrapalhar o seu processo.
Veja também: O que é um PRO-LABORE? Qual a diferença para um salário?
Envie a solicitação de patente
Depois de realizar uma pesquisa e garantir que não existem outros registros com o mesmo nome, agora é hora de iniciar efetivamente a solicitação. Todo o processo é realizado direto pelo INPI, esse que irá fazer o registro oficial da marca
Pelo site a solicitação é feita e também serão solicitados alguns documentos que comprovam que essa patente é de fato sua. Depois que essa documentação for solicitada você terá um prazo para o envio.
Ou seja, quanto mais rápido tudo for enviado corretamente, mas rápido será a liberação do seu registro. Por isso é tão importante entender como registrar uma marca e patente de maneira simples.
Vale a pena ler também: IRPF 2024: passo a passo de como declarar corretamente
Contrate uma empresa especializada
Toda a parte de separação de documentação pode ser bem complexo para quem nunca realizou um processo deste tipo. Inclusive, ao longo da análise de documentação o instituto pode solicitar o envio de outros documentos complementares.
A aceitação do seu pedido depende diretamente do envio correto de tudo que for solicitado e dentro do tempo estimado. Por isso, a maneira mais segura de como registrar uma marca e patente é contratando uma equipe de profissionais.
Os especialistas vão conseguir te orientar em todos os passos, antes mesmo de iniciar o pedido. E também em cada etapa da solicitação e com problemas que podem surgir.
A Loureiro Contabilidade atua em processos de registro de patentes e pode te ajudar em todo esse processo, garantindo que você consiga fazer um passo a passo seguro e eficiente.
Entre em contato com a equipe de especialistas e saiba mais sobre como registrar uma marca e patente: