A razão social é um dos passos mais importantes na hora de começar uma empresa e ainda assim muitas pessoas não entendem seu conceito. Isso é bem comum entre aqueles que estão entrando no mundo empresarial.
Ao abrir uma empresa é preciso se preocupar com muitos detalhes, como localização, alvarás de diversos tipos e ainda toda a burocracia. Uma dessas burocracias é a razão social.
Para te ajudar, trouxemos nesse texto todos os detalhes sobre isso e como defini-la da maneira correta. Esse tipo de informação vai tornar o processo bem mais simples e rápido.
O que é razão social?
A razão social é o nome oficial da sua empresa, ou seja, é ele que será usado no contrato social. Além disso, ele é usado nas notas fiscais, em processos em nome da empresa e até mesmo no cartão CNPJ.
É bem comum que haja confusão entre o nome fantasia em relação a ela, mas a diferença é clara. O nome fantasia é aquele usado na sua logo, na entrada da sua empresa e até mesmo em propagandas.
Já a razão social é o nome usado em qualquer trâmite administrativo da empresa. Como por exemplo, para solicitar empréstimo, para alvarás, pedidos de fornecedores e diversos outros procedimentos.
Veja também: Como emitir nota fiscal como MEI
Como definir a razão social de uma empresa?
Você pode definir a razão da sua empresa com o nome que desejar, porém é necessário seguir algumas dicas.
A razão social é única, então não pode ser igual ao de nenhuma outra empresa. Evite escolher nomes muito parecidos com outras empresas do mesmo setor e faça uma pesquisa antes para conhecer seus concorrentes.
Prefira nomes menores que sejam facilmente reconhecidos, assim seus clientes e fornecedores terão menos dificuldade. No final do nome é necessário informar o tipo de empresa, MEI, LTDA, EPP.
Uma ideia é utilizar o nome ou iniciais do dono da empresa como razão social. Assim fica mais fácil conseguir um nome que ainda não foi utilizado e é mais simples para decorar.
Outra dica é utilizar um termo sobre o ramo da empresa na razão, como por exemplo, restaurante, internet, marketing. Assim a identificação será bem mais fácil.
Você pode ou não usar a razão como nome fantasia, tudo vai depender da complexidade do nome escolhido. Afinal, sempre queremos que os clientes tenham facilidade em reconhecer a marca.
Veja também: Contabilidade Online e os serviços oferecidos
Como registrar a razão social de uma empresa?
Depois de definir sua razão social você deve procurar um cartório próprio para realizar o registro desse nome. A partir do registro você poderá solicitar todas as autorizações que seu ramo exige e também começar suas atividades.
Para quem vai abrir uma empresa MEI o processo pode ser todo realizado online de maneira bem simples.
Muita gente não sabe, mas é possível trocar a razão social de uma empresa. O grande problema é que todos os documentos com o nome antigo deixam de ter validade. Isso quer dizer que você vai precisar validar tudo novamente com o nome novo.